CULTURA
RANCHO FOLCLÓRICO ETNOGRÁFICO SALOIO MTBA. MARCHA POPULAR MTBA.
Slider

Rancho Foclórico Etnográfico Saloio

O Rancho Folclórico Etnográfico Saloio do M.T.B.A., foi fundado em 1993, com o objectivo de preservar e manter vivas as tradições dessas quatro aldeias e da freguesia de S. João das Lampas, concelho de Sintra. Representa o SALOIO do final do século XIX e início do século XX. O saloio, habitante dos arredores de Lisboa, vive da agricultura e pecuária, para seu sustento. O típico saloio apresenta-se de cinta preta e barrete caído ao lado, sempre acompanhado do varapau. Alternando com o rigor do trabalho, diverte-se nos tempos livres, nas festas, romarias, feiras e bailaricos. É sobretudo grande apreciador de bailaricos. Dos trajes saloios, estão representados os Trajes de Festa e Domingueiros e os Trajes de Trabalho e Vendedores. A zona rural de Sintra contrasta com a vila palaciana e destaca-se pela beleza pitoresca dos casais saloios Desde cedo apostou na preservação e divulgação dos usos e costumes da região, sendo membro efectivo da Federação do Folclore português desde 1993, e tem como principal objectivo manter vivas as memórias do seu povo que é o SALOIO.

Para saber tudo o que se passa na secção poderá seguir a página de facebook. 

MUSEU ETNOGRÁFICO

Sabia que estamos a desenvolver um projeto de um museu Etnográfico? O intuito será poder mostrar a toda a comunidade, principalmente aos mais pequenos, o vestuário, profissões e outros aspectos do antigamente. O principal objetivo é Não deixar Morrer as tradições do nosso povo. 

Marcha Popular MTBA

A Marcha Popular MTBA surgiu em 2012 com o tema “O Mar”. Procura ter como base temas representantes do concelho de Sintra, mostrando assim a “cagança” de um povo saloio. Com cerca de 50 elementos (comissão, marchantes, aguadeiros, cavalinho, costureiras, staff), todos os anos a fasquia tem sido superada. 

Pode ver as seguintes imagens ou seguir a nossa Marcha através da página de facebook, basta clicar no botão seguinte. 

Faça parte da nossa equipa

Quer tornar-se sócio e ajudar o nosso clube? Pode fazê-lo individualmente ou através da sua empresa! Fale connosco e conheça todas as vantagens!