Karaté

Os nossos atletas

Karaté Equipa

O Karaté

O Karaté é uma arte marcial japonesa, recomendada a todas as pessoas, independentemente do género ou idade, que se adapta com facilidade às características físicas de cada um, aprimorando um equilíbrio saudável entre o corpo e a mente, enquanto fortalece a auto-estima e ensina os praticantes a lidar com situações de confronto físico.

A história do Karaté no Magoito já tem alguns anos, mas só com a entrada do instrutor Nuno Cardeira e a ligação ao grupo Jundokan Portugal em 2015 , se pensou enquadrar a modalidade no MTBA – atendendo que um clube como o MTBA poderia dar outra dinâmica e impulso à classe, nomeadamente no que respeita ao Karaté desportivo.

O responsável pela classe de Karaté é o sensei Nuno Cardeira 7º Dan de Karate Goju-Ryu e treinador Nível III do IPDJ. O sensei Nuno Cardeira foi competidor durante muitos anos, tendo mesmo chegado a representar a seleção nacional além fronteiras por diversas vezes, na modalidade de kata (formas). Nos dias de hoje é o representante para Portugal do Jundokan de Okinawa – uma das mais respeitadas escolas de Karate tradicional japonês. Envolvido no sistema desportivo, é titular do regime de Alto Rendimento, concedido pelo IPDJ, por ser árbitro da World Karate Federation (WKF) e da European Karate Federation (EKF). Em Portugal é membro do Conselho de Arbitragem da Federação Nacional de Karate – Portugal (FNK-P) e da Liga Portuguesa de Karate Goju-Ryu (LPGR).

Aulas

As aulas de Karate têm lugar todas as terças (18h45 às 21h00) e sábados (10h00 às 12h30), estando as mesma divididas por faixas etárias (5-13 e mais de 14 anos). Nas mesmas, procura-se ensinar todos os conceitos desta arte marcial – que visam aperfeiçoar não só o corpo e técnica dos seus praticantes mas também moldar o seu carácter -, dando enfâse tanto ao Karate tradicional (trabalho de técnicas base, trabalho dois a dois de defesa e ataque) mas também do Karaté desportivo (nas vertende de kata e Kumite – combates). A co-adjuvar as aulas estão os senseis Jorge Almeida (5º Dan), Rossana Garcia (4º Dan, Treinadora Nível I IPDJ) e Rui Sebastião (3º Dan).

A prática de Karaté potencia as capacidades dos seus praticantes, desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, a concentração e disciplina, trabalha o condicionamento físico – exercitando desde os músculos do corpo até a respiração – e ainda ajuda a aliviar a ansiedade e o stress.

Os interessados podem-se deslocar ao ginásio a um dos sábados de aulas e experimentar gratuitamente. Somos um clube licenciado pela FNK-P, com treinadores credenciados pelo IPDJ e todos os nossos praticantes se encontram segurados para a prática da modalidade. Se pretenderem mais informações podem fazê-lo junto do MTBA ou na recepção do Ginásio Korpus.